Beber diariamente um copo de água morna com gotas de limão em jejum ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite, a equilibrar o pH do nosso organismo, auxilia a digestão e ajuda no funcionamento intestinal regular.

«O nosso corpo é ele mesmo capaz de desintoxicar através da função de diferentes órgãos como é o caso dos rins, intestinos ou fígado. A alimentação é, contudo, responsável por fornecer a matéria-prima de que o organismo, de uma forma geral, e estes mesmos órgãos, em particular, necessitam para trabalhar de forma eficiente», explica Lillian Barros, nutricionista clínica do Hospital Lusíadas Albufeira.

O limão é uma fruta rica em vitaminas e minerais como tiamina, riboflavina, magnésio, fósforo, cálcio e potássio. «Além de ser um desintoxicante natural, a água com limão deixa a pele radiante, graças ao ter vitamina C, que participa na síntese de colagénio», conclui a nutricionista.

Algumas pessoas podem ser sensíveis ou alérgicas ao limão, pelo que podem sentir desconfortos gastrointestinais ou problemas na pele como dermatite. Nesses casos, deve suspender a toma de água com limão e recorrer ao médico ou nutricionista.