A EMACEscola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, promoveu, no passado mês de abril, um curso de auriculopunctura, uma técnica complementar da medicina tradicional chinesa utilizada no diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. Também conhecida por auriculoterapia, é frequentemente utilizada como complemento da acupunctura tradicional.

A técnica da acupuntura auricular é aplicada no tratamento de diversas doenças como distúrbios do sono, alterações menstruais, ansiedade, depressão, alergias, dores articulares, dores na coluna, cefaleias, hipertensão arterial e distúrbios digestivos. Também auxilia nos tratamentos de perda de peso e abandono de vícios como o álcool ou tabagismo.

O curso de auriculopuntura foi orientado por Carlos Nogueira, médico espanhol especialista em acupunctura pelo Comité Internacional de Avaliação da República Popular da China, e fundador do Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China, em Espanha. Com uma longa trajetória clínica e de ensino, Carlos Nogueira é atualmente docente em Medicina Natural na Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela e Faculdade de Ciências de Orense da Universidade de Vigo.