Para os amantes de cozinha italiana, há sempre alguma razão para preparar uma boa massa, ou então inventa-se uma ocasião especial. Bolonhesa com uma boa carne picada é sempre o segredo para um resultado maravilhoso. no entanto, a cereja no topo do bolo é esta receita com queijo ralado!

Ingredientes: 35 gr de queijo regional de ovelha ralado Cerrado do Vale Santiago 400 gr de carne picada 1 cebola roxa (100 gr) 2 dentes de alho 2 tomates sem sementes 50 gr de pimento verde 150 ml de molho de tomate 250 gr de massa penne Azeite, sal, orégãos e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparação: Coloque num tacho 1,5 litro de água. Quando começar a ferver, junte a massa. Marque oito minutos, retire do lume, escorra e reserve. Passe um fio de óleo para não pegar. Em paralelo, coloque outro tacho ao lume com dois fios de azeite e doure o alho bem picado. Acrescente a carne moída e refogue durante cinco minutos com a tampa. Coloque os vegetais cortados e refogue mais cinco minutos. Acrescente sal e pimenta-do-reino. Mexa durante a cozedura para não queimar o fundo. Acrescente o molho, acerte o sal e cozinhe durante cinco minutos. Sirva o penne num prato fundo. Centralize uma generosa quantidade de molho no prato e finalize com o queijo ralado Cerrado do Vale.

paula bollinger http://paulabollinger.com/ Fotografia: Paula Bollinger